Surpreenda sua mãe: receitas para o dia das mães

O amor de mãe é puro e forte, não tem como medir, seja de sangue ou não, escolhida ou desde sempre mãe é mãe, cuida e apoia. E nada melhor do que retribuir todo esse amor em forma de um carinho muito especial: uma refeição especial.

Separamos as melhores receitas para este dia tão especial, para você surpreender sua mãe ou cozinhar com ela.

Nhoque Recheado

Ingredientes

Para a massa: 500g de batata rosa (asterix)

Para o recheio: ½ xíc (chá) do recheio de sua preferência (utilizei mussarela de búfala ralada)

-1 gema de ovo

-1 col (chá) de sal

-1 col (café) de pimenta do reino

– ½ xíc (chá) de farinha de trigo

-Água para cozinhar o nhoque e as batatas

-Para o molho: 2 col (sopa) de manteiga

-10 folhas de manjericão

– ½ xíc (chá) de tomate seco

-Queijo parmesão ralado a gosto

Modo de preparo

Cozinhe as batatas com casca em água fervente por cerca de 15 minutos. Escorra, deixe esfriar e, na seqüência, retire as cascas. Passe as batatas por um espremedor ou amasse até obter um purê leve e consistente. Junte o ovo, o sal, a pimenta e a farinha. Gentilmente, misture os ingredientes com as mãos. Passe para uma superfície limpa e enfarinhada. Sove a massa fazendo movimentos circulares (faça uma grande bola de massa e role em movimentos circulares).

Corte a massa ao meio e faça dois rolos com um dedo de largura cada. Corte-os em pequenos pedaços com dois dedos de largura cada. Abra cada pedaço com os dedos e coloque um pouco do recheio (utilizei mussarela de búfala).

Feche e, com as mãos, ajeite os pedaços para que fiquem redondos. Coloque água em uma panela grande e leve ao fogo alto para ferver. Junte o nhoque e deixe cozinhar por cerca de 1 minuto, até que os pedaços boiem. Com uma escumadeira, retire e coloque em um refratário.

Para o molho: Em uma frigideira, coloque a manteiga, o tomate seco e o manjericão. Leve ao fogo médio e espere derreter. Despeje sobre o nhoque e finalize com parmesão ralado. Se quiser, leve ao forno para gratinar. Bom apetite!

Risoto colorido de camarão

Ingredientes:

-500g de camarão cru com casca

-2 xícaras de arroz arbóreo

-1 xícara de pimentão vermelho cortado em cubos

-1 xícara de pimentão amarelo cortado em cubos

-1/2 cebola picada

-Salsinha a gosto

-Sal e pimenta a gosto

-Azeite para refogar

-1 colher de sopa de pimenta

-Parmesão ralado para finalizar

Modo de preparo

Descasque os camarões e reserve, coloque as cabeças, rabos e cascas do camarão para ferver em dois litros de água por 10 minutos. Tempere os camarões com sal e pimenta a gosto e guarde na geladeira. Refogue a cebola e os pimentões picados por 5 minutos em uma panela grande. Acrescente o arroz e sal, refogue, retire as cascas, cabeças e rabo dos camarões do caldo passando-o por uma peneira e descarte-os (mantenha o caldo sempre aquecido em uma panela separada).

Vá regando o risoto com o caldo de camarão e mexa um pouco até o caldo começar a secar, regue um pouco, mexa um pouco, sempre em fogo baixo, quando o arroz estiver no ponto (macio, pero no mucho), junte a salsinha picada e os camarões, o parmesão e a manteiga, apague o fogo e misture delicadamente até que os camarões estejam bem rosados.

Agora é com você

Chame sua família para participar deste momento especial, cozinhar com carinho é o tempero certo para uma refeição saborosa. Para te ajudar na cozinha a  Espaço Gourmet trabalha com os melhores eletros do mercado, contemporâneos e sofisticados a Espaço Gourmet oferece solução para todos os tipos de cozinhas.

Comentar