O inverno só começa no dia 21 de junho, mas antes disso o frio já começa a dar as caras. E nada melhor que comer uma comida quente para se aquecer acompanhada por um bom vinho.

Sopas, caldos e cremes são o par perfeito para essa estação. Qual deles você prefere? Não sabe? Mas você sabe diferenciar cada uma dessas opções? Elas são muito parecidas e, na maioria das vezes, utilizam os mesmos ingredientes, que se completam e se harmonizam em pratos quentes. Mas há diferenças significativas entre os três.

Ficou curioso? Então continue lendo esse post e descubra a diferença para preparar receitas ainda mais deliciosas para esquentar nesse frio.

Sopa

É a mais genérica das três opções e a mais nutritiva também. Ela geralmente é usada para se referir as outras. A sopa conta com a presença de vegetais, ricos em vitaminas e minerais, e podem ser adicionados outros ingredientes, como macarrão, carnes, peixes, frutos do mar, arroz, entre outros. Há ainda sopas frias, como o gaspacho, prato espanhol feito de tomate, e o minestrone, prato italiano com legumes cortados, macarrão ou arroz. Há inúmeras receitas e variações de sopas. Elas são excelentes refeições para o jantar por serem leves e ótimas para dietas.

Caldo

Tudo começa pelo caldo – conhecido também como fundo. É o mais simples e serve como base para os outros dois. É o líquido obtido após cozinhar água fria com outros ingredientes, reduzido e coado. Os ingredientes podem ser legumes, carnes ou peixes, podendo até ser feitos com os ossos da carne, espinhas e cabeça do peixe. Outros ingredientes usados para concentrar mais os aromas e sabores são cebola, alho, cenoura, salsão, alho-poró e ervas aromáticas, como salsa, tomilho e louro. Além disso, quanto mais tempo passar cozinhando, mais seu sabor será apurado. O caldo é perfeito para entradas e acompanhamentos para refeições.

Creme

É o mais espesso e cremoso dos três. Normalmente, é feito à base de um caldo com adição de leite, creme de leite ou queijo, ou seja, utiliza algum laticínio no seu preparo. Eles também possuem muitas receitas e variações e podem ser de milho, espinafre, abóbora ou outro sabor de sua preferência. Os cremes também são mais grossos e gordurosos, por isso são ainda mais indicados para esquentar o corpo no frio.

Decidiu qual deles é o seu preferido? Então, corra para o fogão, ou para algum festival de sopas, cremes e caldos, e prove, saboreie e se esquente ainda mais nesse pré-inverno.

Comentar