Horta orgânica, leve essa tendência para casa

Por 9 de setembro de 2015 Sua Casa Nenhum Comentário

Além de saudáveis, os alimentos orgânicos são muito saborosos e chegam à sua mesa carregados de energia positiva de uma terra bem cuidada. Eles estão em alta e vão contribuir com uma alimentação rica em sabores.

Hoje uma das maiores queixas sobre alimentos orgânicos é que, sim, pode sair caro. E dependendo de onde você mora, a acessibilidade pode ser um problema. Uma saída econômica e que ainda pode se tornar um hobbie, está em fazer crescer o seus próprios alimentos e começar uma horta!

Crescer um jardim de cozinha é uma das coisas mais românticas que sua cozinha pode ganhar. Ele conecta você com sua comida e é uma ótima maneira para você se conectar à natureza.

Se você tem filhos e é difícil faze-los comer legumes, seria ótimo envolver os pequenos no crescimento de sua própria horta, permitindo escolher suas frutas favoritas e vegetais para crescer e nutrir.

Começando seu jardim de cozinha

horta-vertical

Imagem: Pinterest

 

O maior barato para começar uma hortinha em casa, é que você não precisa de muito espaço! Em apartamento mesmo, você pode utilizar a sacada criando um jardim vertical ou ter alguns pequenos vasos perto de alguma janela. Use e abuse da criatividade neste momento!

Uma dica para o sucesso, é observar quanto de luz você consegue onde irá manter suas plantinhas e descobrir qual a melhor opção para começar o cultivo.

Normalmente, as ervas são, simplesmente, uma das coisas mais fáceis que você pode fazer crescer. Cultive-as no peitoril da janela ou num belo vaso de cerâmica decorando a sacada.

Você vai perceber que adicionar ervas frescas a qualquer prato é uma das maneiras mais fáceis de intensificar o sabor de qualquer receita saudável.

Encontre ajuda

Se você está em fase de projeto em sua casa, peça ao arquiteto um cantinho especial para cultivar sua horta. Caso contrário, alguns profissionais e floriculturas podem te auxiliar.

Algumas instituições possuem projetos que oferecem orientação e ajuda, indo até a sua casa e iniciando sua horta caseira gratuitamente. Para saber mais, clique aqui e entre em contato solicitando um responsável pela agricultura natural.

Em Balneário Camboriú, você pode conseguir mudas no centro fitoterápico do Parque Ecológico Raimundo Malta que fica no Bairro do Municípios.

Quem fez e deu certo

Em busca de alimentos saudáveis para a família, em Balneário Camboriú, um professor universitário transformou o seu terraço em estufa de plantas orgânicas e hidropônicas. A ideia deu tão certo que sua produção já chegou aos vizinhos.  

A RicMais foi à casa dele e conferiu o resultado, que você vê no vídeo abaixo.

Bacana não é mesmo? Se você também tem suas plantinhas em casa, tire fotos e mande para nós, vamos adorar ver e divulgar!

Nosso Instagram é @seuespacogourmet e você também pode nos seguir por lá!

Comentar