Como a sua cozinha pode ajudar o meio ambiente

Na Semana do Meio Ambiente, nos deparamos como muitas ações de conscientização e preservação do Meio Ambiente. Mas não é só nessa semana que precisamos refletir sobre nossas ações para com a natureza. Sustentabilidade é uma palavra de ordem atualmente. E pode até parecer que pequenas atitudes não impactam no planeta, mas são as mudanças de hábitos individuais que fazem toda a diferença.

A cozinha é considerada por muitos a melhor parte da casa. O lugar não é apenas para cozinhar e fazer as refeições. Na cozinha, a família consegue se reunir de forma aconchegante e descontraída. Mas se, além disso, você também ajudar o meio ambiente na sua cozinha? Não seria maravilhoso?

Veja algumas dicas básicas que podem fazer muita diferença para o nosso planeta:

Recicle

Em algumas cidades já é obrigatório separar o lixo em papéis, metais, vidros e resíduos orgânicos. Mas mesmo que não seja obrigatório no lugar onde você mora, não custa nada aderir a reciclagem também. Sempre que possível, faça a separação de itens recicláveis e orgânicos em casa. Procure saber se na sua região há coleta seletiva e colabore. Além de ajudar o planeta, a reciclagem também aquece a economia local e gera empregos.

Evite criar lixo

Parece ser difícil, mas algumas pequenas ações podem fazer com que você evite criar lixo desnecessário. Um deles é evitar produtos descartáveis, como pratos, copos, guardanapos e talheres. Por exemplo, use um pano de prato ao invés de papel toalha. Ou troque as esponjas de lavar louça por buchas vegetais. Além de serem biodegradáveis, elas também podem ser reaproveitadas, é só fervê-las em água. E para evitar o consumo de embalagens desnecessárias, prefira comprar alimentos a granel.

Na hora de lavar a louça

Uma boa dica para poupar água é deixar a louça de molho por alguns minutos na água antes de lavá-la. Além de deixar a limpeza mais fácil e economizar água, você ainda utiliza menos produtos químicos, como o detergente, que é prejudicial ao meio ambiente. Lembre-se também de sempre manter a torneira fechada sempre que estiver ensaboando e usar a menor quantidade possível de detergente.

Cuidado com o óleo de cozinha

Após preparar refeições, não jogue o óleo de cozinha pelo ralo da pia. Esse ato entope as tubulações e contamina a água. Ao invés disso, guarde o óleo em garrafas PET e entregue para a reutilização e reciclagem. Há também muitas pessoas que reutilizam o óleo de cozinha para produzir sabão e outros produtos. Você mesmo pode criar produtos caseiros com o óleo, como sabonetes artesanais.

Comentar