Coifa de parede ou de teto?

As coifas são cada vez mais procuradas. A verdade é que muitas pessoas estão optando por viver em apartamentos menores, mais práticos e econômicos e, em muitos desses casos, as janelas podem ser comprometidas. A popularização da cozinha americana é outro fator a considerar, encontrada com frequência em apartamentos pequenos por ter a capacidade de ampliar visualmente os cômodos da casa.

Nesses ambientes a coifa vem se tornando indispensável por dar a possibilidade de reduzir os odores da preparação de alimentos pela casa e ainda preservar os móveis, sugando a fumaça do ambiente.

Muitas dúvidas, porém, surgem na hora da instalação. Uma dica importante é escolher a coifa desde o início da obra, assim fica mais fácil preparar o ambiente já considerando sua instalação. Mas, caso você já tenha passado por essa fase, queremos te ajudar a escolher o modelo que pode dar mais certo na sua cozinha!

COIFA DE PAREDE

Esse tipo de coifa costuma ser mais encontrado no mercado. Ela é instalada na parede, sobre o fogão e deve estar instalada a pelo menos 50 mm de distância de paredes laterais ou armários. Sua exaustão poderá ser feita através de dutos com saída na parede, no teto ou em caso de maiores distâncias.

A coifa de parede é especialmente recomendada para cozinhas que tenham um fogão próximo a parede. Caso você não tenha certeza sobre a resistência da parede, chame um especialista para analisá-la e evitar que a coifa causa danos a estrutura da sua cozinha.

coifa

Você encontra esta coifa no Espaço Gourmet

coifa2

Você encontra esta coifa no Espaço Gourmet

COIFA DE TETO

Este é o tipo de coifa recomendado para fogões ou cooktops em ilhas de cocção. A coifa de teto costuma valorizar o ambiente, deixando-o mais amplo, pois podem ser instaladas isoladas, estilo cozinha americana.

Para instalar, também será preciso um especialista, pois, por conta do peso, ela deve ser instalada diretamente no teto e jamais no forro de gesso ou madeira. É necessário que exista uma estrutura compatível com o peso e formato da coifa.

coifa

Você encontra esta coifa no Espaço Gourmet

Mas, qual é a melhor?

Você pode encontrar elegância e qualidade com os dois tipos de coifa, o que deve fazer diferença na hora da escolha são os benefícios que ela vai trazer para o seu dia a dia e o que vai fazer mais sentido com o restante da decoração da sua cozinha. É a partir desses dois fatores que você deve tomar sua decisão.

Por último, mas não menor importante, não esqueça de checar as coifas do Espaço Gourmet!

Comentar