Verão combina com cerveja

 

O verão está aí, e ainda vai demorar um pouquinho para acabar. E nesse calor intenso da estação, existem poucas sensações tão agradáveis e recompensadoras quanto, depois de um longo dia, apreciar uma bela cerveja.

Seja solo ou na companhia de amigos, uma cervejinha sempre vai bem, não é mesmo?

Estilos próprios, características próprias

Se você é entusiasta das cervejas, ou mesmo só gosta de degustar e apreciar a bebida de vez em quando,  provavelmente já sabe que diferentes tipos de cerveja possuem diferentes perfis de sabor. Aqui no brasil, as mais comuns, apesar de normalmente serem rotuladas como pilsen, se aproximam mais do tipo american lager. São cervejas produzidas em larga escala, mais leves e com menor concentração de malte do que aquelas feitas seguindo um processo mais artesanal.

Mas existem muitos outros tipos de cerveja populares entre os apreciadores da bebida, como por exemplo as pale ale, que possuem um amargor mais acentuado e notas frutadas; e as stout, caracterizadas pela cor escura e notas tostadas que remetem ao chocolate. Isso só para citar alguns estilos. Ainda existem as Weiss, Golden, Witbier, Lambic, Bock e muito mais. Todas com suas características próprias.

A variedade de estilos e subgrupos de cerveja é gigantesca, contemplando todos os tipos de paladares, aromas, texturas e cores.

Cada estilo de cerveja tem particularidades na armazenagem e na forma de ser consumida, para que se aproveite ao máximo suas características individuais. Pale ale, por exemplo, são melhores consumidas em temperaturas entre 8ºC e 12ºC e harmonizam bem com pratos como hambúrguer bovino. Já as stout têm sua temperatura de consumo ideal entre 13ºC e 15ºC e podem ser harmonizadas com queijos fortes como gorgonzola e gouda.

Diferentes estilos de cerveja inclusive podem ter diferentes orientações corretas de armazenamento, com alguns tipos podendo ficar na horizontal e outros que precisam ficar especificamente na vertical, como alguns estilos de cerveja belga.

Mas num calor desses, o bom é se refrescar

Claro que esse tipo de requisito para apreciar as cervejas são sugestões para aproveitar ao máximo as características próprias das bebidas. Se a intenção é se refrescar, em geral, a “regra” é apenas não armazenar suas cervejas por muito tempo em temperaturas abaixo de -2ºC para evitar que elas congelem.

Leve o bar para casa!

Seja qual for seu estilo, apreciar e degustar cervejas, ou apenas curtir uma gelada num fim de tarde com os amigos, uma ótima forma de armazenar suas bebidas é ter em casa uma cervejeira. Além do local exclusivo para a bebida, que evita que suas cervejas precisem “brigar” com outros alimentos por espaço na geladeira, o eletro oferece também diversos aspectos para melhor armazenar cada estilo de cerveja. As vantagens vão desde o controle de temperatura, que mantém a cerveja gelada e evitam o congelamento à disposição interna do produto na cervejeira, com possibilidade de armazenamento vertical e horizontal. E é claro, a diversão de ter seu próprio bar em casa!  [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentar