Temperos indispensáveis na sua cozinha

Os temperos não podem faltar em nenhuma cozinha. Mas há temperos indispensáveis, pois são versáteis, fáceis de achar, e sempre que você precisar fazer qualquer receita eles vão fazer com que seja o maior sucesso.

Eles incorporam o sabor dos pratos e auxiliam na redução do sal. Em meio a tanta variedade, fica difícil escolher qual tempero você precisa comprar e para que cada um serve. É importante saber escolher qual deles, mas também é essencial saber como combiná-los.

Listamos alguns para que você possa fazer pratos básicos para o dia a dia e até receitas mais sofisticadas.

Pimenta do Reino

A pimenta do reino veio da Índia e é utilizada desde os tempos mais antigos. Além de dar um sabor picante para a comida, ela também ajuda o organismo a absorver os nutrientes e facilita a digestão. É encontrada nas cores verde, vermelha, branca e preta, porém o que permite essa variação de cor é a fase em que a pimenta é colhida. Este tempero combina com carnes e molhos, mas é importante não exagerar na quantidade.

Açafrão

A cor que este tempero dá para os pratos já seria motivo suficiente dele estar nesta lista. Porém, o sabor do açafrão também é algo único. A especiaria é famosa desde a antiguidade e principalmente na culinária mediterrânea. É ideal na hora de temperar risotos, aves, caldos, massas e até doces.

Noz Moscada

O sabor da noz moscada é adocicado e possui um aroma bastante forte. Nativa das Ilhas Moluccas e muito utilizada na Índia, ela combina bem com quase tudo. O único problema deste tempero é que não se pode utilizar mais que duas colheres de sopa, pois ele pode intoxicar o corpo. A noz moscada combina com queijos, abóboras, sopas, espinafres, massas, caldos, molho branco, risoto, pratos indianos e etc. O diferencial dela é que também dá um sabor único para bebidas, como cappuccino e vinhos.

Manjericão

Sabor marcante e agradável, essa é a marca do manjericão. É ideal para receitas com tomate, em pizzas, molho para churrasco, lagosta, assados, saladas e legumes. O manjericão é o principal ingrediente do clássico molho ao pesto.

Orégano

Quando se fala em pizza, já se lembra do orégano. Mas além da pizza, é ótimo em receitas com ovos, tomates, queijos, cebolas, recheios e molhos para carnes, aves, peixes e saladas de frutos do mar. O orégano pode ser usado com as folhas secas ou frescas.

Alho

O alho é utilizado de diversas maneiras: cru, refogado, picado ou em rodelas. Os povos mediterrâneos são os maiores apreciadores, e usam junto com o tomate e a cebola. Ele também fica ótimo em carnes assadas e para temperar o arroz branco.

Cebolinha

A cebolinha é outro tempero essencial em qualquer cozinha. É muito usada em omeletes, molho vinagrete e molhos à base de creme de leite para peixes. Ótimo também para patês de ricota, queijo cremoso, sopas e saladas. Quer uma combinação perfeita? Cebolinha com salsinha!

Salsa

Aqui está a combinação perfeita da cebolinha. A salsa ou salsinha combina muito com canapés, molhos de ervas, pães, tomates, omeletes, grelhados e recheios. O ideal é usá-la quando está fresca. Aqui no sul, ela é bastante usada em maioneses também.

Como dissemos no começo do texto, existem inúmeros tipos de temperos e especiarias. Caso você tenha alguma dica de tempero indispensável na sua cozinha, deixe nos comentários.

Comentar