Receitas para o almoço de Dia dos Pais

Preparar uma deliciosa refeição para o Dia dos Pais é uma ótima maneira de agradar alguém que é tão importante na nossa vida, além de ser uma ótima oportunidade para declarar todo o seu amor para essa pessoa. Muitas famílias se reúnem no domingo de Dia dos Pais para aquele almoço especial.

Pode ser carne, massas, saladas, frutos do mar e para encerrar uma sobremesa, o importante é seguir o tipo de culinária que o seu pai gosta. Afinal, esse é o dia dele.

Se você já sabe o que seu pai gosta, mas está com dificuldades para escolher a receita ideal para o almoço de Dia dos Pais, nós separamos algumas dicas que podem te ajudar. Depois é só preparar uma mesa bem apresentada e com capricho para seu pai se sentir ainda mais feliz com a homenagem.

Filé Mignon ao molho de vinho

Ingredientes:

1 quilo de filé mignon
1 colher (sopa) de salsa picada
½ xícara (chá) de vinho branco seco
½ xícara (chá) de champignons fatiados
½ xícara (chá) de água
½ colher (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de óleo
1 cebola picada
1 caldo de carne

Modo de preparo: Derreta a manteiga e o óleo numa frigideira grande. Em seguida, coloque os bifes de filé mignon. Junte a cebola, o caldo de carne, a farinha de trigo, a água e o vinho branco. Acrescente os champignons e a salsa. Deixe o molho cozinhar por 5 minutos.

Fettucine Alfredo

Ingredientes:

300 g de fettuccine
200 g de manteiga ralada grossa ou picada em pedaços pequenos (deixe em temperatura ambiente por 1h antes de utilizar)
150 g de queijo parmesão ralado fino
30 g de queijo parmesão italiano ralado fino
150 ml de água para preparar a massa (com 2 dentes de alho inteiros, 3 folhas de louro, tempero pronto ou sal a gosto, 4 colheres (sopa) de azeite e 1 tablete de caldo de carne)

Modo de preparo: Cozinhe o fettuccine na água com os temperos, reservando o caldo do cozimento (deixe a água no fogo para ficar sempre fervente). No prato que irá servir a massa, espalhe: manteiga ralada, metade do queijo parmesão e metade do queijo parmesão italiano. Escorra a massa e jogue imediatamente sobre o prato com a manteiga e os queijos. Misture rapidamente, colocando o restante dos queijos e acrescentando a água do cozimento em três ou quatro tempos, mais ou menos. Os queijos e a manteiga derretem, dando uma cremosidade.

Filé de peixe ao molho de camarão

Fonte: Vix

Fonte: Vix

Ingredientes:

Filé:

5 filés de peixe (cação, dourado ou linguado)
5 dentes de alho picados
1 colher de sopa de sal
1 copo de suco de limão
250 gr de farinha de trigo
250 gr de fubá
Óleo para fritar

Molho de camarão:

500 gr de camarão limpo
5 dentes de alho picados
2 tomates picados
2 cebolas picadas
2 xícaras de coentro picado
2 colheres de azeite
2 colheres de óleo
1 copo de água
2 colheres de sopa rasa de trigo
Sal a gosto

Modo de preparo: Para o filé de peixe, tempere com sal, alho e limão, deixe descansar por 1 hora. Em uma tigela, coloque o trigo com o fubá e mexa bem. Empane os peixes e frite no óleo. Já para o molho, coloque um pouco de azeite e refogue o alho em uma panela, em seguida, acrescente o camarão e frite até ele perder a cor vermelha e atingir uma cor branca. Coloque o azeite, a cebola, o tomate, o coentro, a água e deixe cozinhar por 3 minutos. Despeje o trigo para engrossar o molho, por último, coloque sal a gosto. Para finalizar, em um refratário, coloque um pouco de molho, ajeite os filés por cima e termine de colocar o molho.

Torta Gelada de Bis

Ingredientes:

Massa:

2 caixas de Bis
1/2 colher (sopa) de manteiga

Creme:

1 1/2 lata de leite
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 lata de leite condensado
1 gema
1 colher (sopa) de manteiga

Mousse:

200 g de chocolate meio amargo picado
1 lata de creme de leite
2 claras em neve
3 colheres (sopa) de açúcar

Modo de preparo: Para a massa, no processador, triture as unidades de uma caixa de Bis e a manteiga e forre o fundo de uma forma de aro removível. Reserve. O creme é feito misturando todos os ingredientes e cozinhando até engrossar. Deixe esfriar e coloque sobre a massa de Bis reservada. Depois, para o mousse, derreta o chocolate, misture o creme de leite e reserve. Bata as claras em neve, junte o açúcar e bata. Misture as claras batidas ao chocolate reservado. Por cima do creme branco distribua o restante do Bis picado e cubra com a mousse. Leve ao freezer por duas horas. Conserve na geladeira, decore com Bis picado e sirva.

Comentar