Outono: Melhores vinhos para a estação

Aos amantes de vinho, qualquer estação do ano é tempo de apreciar um bom vinho, não tem tempo ruim! Mas sabemos que o frio combina com vinho, assim como queijo combina com goiabada, e logo nos primeiros dias de temperaturas mais baixas, corremos atrás de um bom rótulo para aquecer. E o outono, com a queda das folhas, e as noites mais frias, traz esse clima, que é perfeito para provar novos sabores e combinar com novas receitas. E separamos algumas dicas para você curtir ainda mais esse momento!

Se o verão combina com vinhos com temas mais frutados e leves, e o inverno com vinhos de sabores mais fortes e marcantes, o que combina com o outono? Uma coisa é certa, o outono é perfeito para o vinho, e por isso vamos dar algumas dicas para você não errar na hora de procurar o vinho certo.

Vinhos

Aposte em vinhos tintos mais encorpados, porém suaves, pois não são todos os tintos que são adequados à estação. É importante estar sincronizado com as colheitas e preparações dos vinhos, por isso prove vinhos com uvas Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah e Pinot Noir, que têm a força e a suavidade certa para o outono. E além de saborosos, também combinam e harmonizam com os pratos da estação.

Vale lembrar que, o consumo de vinho branco também é recomendado. Mas procure por rótulos com características mais maduras e com notas de madeira. A dica é, dias frios combinam com tons de sabores mais marcantes e encorpados, porém a suavidade não pode ficar de lado na meia estação.

Combinações

O verão passou, e com ele também a disposição em comer pratos mais leves como saladas. O frio exige uma recarga maior do corpo, e passamos a comer pratos mais nutritivos, como um clássico do outono, abóbora. E se a primeira receita que veio à sua cabeça foi camarão na moranga, prepare para servir uma taça de rosé mais encorpado.

Além da abóbora, outro clássico do outono é o querido pinhão. E para harmonizar um bom vinho em receitas salgadas de pinhão, aposte em variações entre vinhos tintos leves e de médio corpo, como Pinot Noir, Malbec ou Shiraz.

Adega perfeita

E para receber seus convidados da melhor forma, além de servir um excelente vinho, tenha em sua casa uma adega da Espaço Gourmet, para garantir a conservação e que seus vinhos sejam servidos na melhor condição.possível.

Comentar