Inverno combina com vinho

O inverno chegou com tudo! E pra que melhor que uma boa taça de vinho para esquentar. Seja em encontros românticos ou reuniões familiares, o consumo de vinho ganha mais destaque nos dias frios. Degustada com amigos ou até sozinho, a bebida harmoniza com os pratos mais encorpados e típicos do inverno, como sopas, fondues, massas, risotos e carnes, sendo ótimo tanto para assistir filmes quanto para alegrar conversas.

O bom do vinho no inverno é que ele esquenta após uma certa quantidade tomada. E tem uma explicação científica para isso. O vinho age como um vasodilatador, ou seja, aumenta o diâmetro dos vasos sanguíneos, fazendo com que o sangue flua pelas artérias com mais facilidade, provocando perda de calor e causando o aquecimento da periferia do corpo. Isso provoca a sensação de esquentamento que sentimos.

Além de aquecer, o vinho traz benefícios comprovados para a saúde quando consumido de maneira e na quantidade correta. Segundo estudos desenvolvidos, a bebida contém uma mistura complexa e concentrada de substâncias químicas saudáveis, chamadas polifenóis, que afetam de forma boa muitas funções do organismo. O vinho pode auxiliar no sistema imunológico, melhorar a saúde do coração, ajudar no condicionamento físico e melhorar a qualidade de vida.

Mas qual vinho servir no inverno? Não há um vinho específico para nenhuma estação. O que acontece é que o clima influencia nas nossas escolhas tanto dos nossos alimentos quanto dos vinhos que irão acompanhar. Tudo isso não passa de uma questão de harmonização. O objetivo é evitar o desconforto de sentir o vinho simplesmente sumir ao acompanhar certos pratos.

Se no inverno preferimos pratos mais calóricos e gordurosos, que aquecem e ajudam a enfrentar o frio, o melhor a fazer é escolher vinhos que não sejam ofuscados pela robustez da comida. Uma boa opção são vinhos mais concentrados e com maior teor alcoólico, com bom corpo e estrutura. Eles combinam porque desde a boca já transmitem uma sensação de calor ao corpo.

Em geral, são os tintos que possuem essas características. Mas você não precisa se prender a eles. Há vinhos brancos que também vão muito bem com o frio, por serem complexos, passarem por madeira e apresentarem boa acidez e uma moderada untuosidade. O bom é ter várias opções na adega de casa.

Você ainda não tem uma adega em casa? O Espaço Gourmet conta com uma linha completa de adegas da Elettromec, seja de embutir ou de piso, com funções precisamente ajustáveis e adegas multi-zonas, que atendem até os mais exigentes apreciadores de vinho. Confira aqui!

Comentar