Horta em casa: decoração e saúde

O verde das plantas traz mais vida, frescor e alegria para nossa casa, já que quebra o peso dos tons mais escuros. Você pode ter uma planta no chão, no balcão da cozinha ou na mesa de centro da sala. Uma mini horta na sua cozinha, além de melhorar as cores do ambiente, também são ótimas para melhorar os hábitos alimentares. Quem gosta de cozinhar sabe que não existe nada melhor que utilizar alimentos frescos e saudáveis, principalmente quando se fala em temperos e ervas. Codimentos frescos deixam a comida muito mais saborosa.

Você não precisa ter uma casa com jardim ou quintal grande. Você pode cultivar hortaliças e temperos naturais até em espaços reduzidos, como varandas, áreas de serviço e até em um cantinho da sua cozinha, de forma simples e prática. Estando na cozinha, você tem os seus condimentos preferidos bem alcance das suas mãos, uma refeição mais saudável e um ambiente mais charmoso com o aroma e beleza das plantas.

E você não precisa se limitar apenas às hortaliças mais comuns, como salsinha, cebolinha, alecrim, hortelã, manjericão, orégano e tomilho. É possível plantar vários tipos e diferentes tamanhos de temperos, como pimentas e até algumas frutas, como o morango. Para escolher quais espécies você irá plantar, é muito fácil. Basta se perguntas quais temperos serão mais úteis na hora de cozinhar. Mas é importante também levar em consideração quais são mais resistentes ao clima do local que você mora.

Outra escolha que você precisa fazer é o local de instalação da sua horta. Ele precisa ter pelo menos três horas diárias de luz solar, preferencialmente no período da manhã. Para adubar a sua hortinha, você pode utilizar adubo orgânico a cada dois ou três meses. Ou se preferir, há soluções caseiras, como a borra do café e a casca de ovo, que também são usadas como adubo na plantação.

Há muitas maneiras de você ter uma horta em casa. Conheça abaixo formas mais criativas e que dão um toque a mais para a sua cozinha:

Horta Suspensa

Se a falta de espaço ainda é uma desculpa para você, essa pode ser a solução. Com apenas uma tábua, cabos e vasinhos, você consegue montar um modelo suspenso. Lembre-se: as plantinhas precisam de sol, então monte perto de alguma janela.

Estante suspensa sobre a ilha

Quer deixar a ilha da sua cozinha gourmet ainda mais especial? As estantes estão super em alta e podem ser usadas como suporte para a sua horta, fazendo parte também da decoração.

Parede aproveitada

Caso você tenha uma parede que divida os ambientes, você pode utilizar ela para fazer uma horta. Essa parede pode ser pintada com alguma cor de sua preferência e os vasos e potes podem ser pendurados com o auxílio de alças metálicas. Com algumas tintas, você ainda pode escrever os nomes dos temperos na parede.

Sky Planter

Sabe o que é Sky Planter? São vasos aéreos que possuem um sistema autoirrigável, o que garante autonomia e despreocupação com regas. E não precisa se preocupar com a terra, ela não cai. O vaso possui uma malha de plástico que se adéqua a planta e segura a terra. A água também não escorre por causa do reservatório com pedra de cerâmica que libera a água gradualmente.

Gostou da ideia? Temos algumas dicas para você começar a cultivar sua própria horta aqui no blog. Mas caso você ache que não nasceu para isso, temos um texto falando dos Plantários, que são eletrodomésticos capazes de cultivar vegetais orgânicos e saborosos.

Comentar