O feriado do Dia da Independência do Brasil está aí. E para comemorar nada melhor que um almoço com um típico prato brasileiro: a Feijoada. Mas não é qualquer feijoada e nem aquela à moda tradicional, com peças salgadas de pé, rabo, orelha e outras. A feijoada gourmet traz componentes mais nobres e não tão gordurosos, sem perder as características de uma saborosa feijoada brasileira.

Ninguém sabe ao certo como surgiu a feijoada. O fato é que se tornou um prato tipicamente brasileiro, quase uma unanimidade nacional. Mesmo com a busca constante dessa culinária tradicional, a feijoada ganhou ares refinados e faz sucesso em grandes restaurantes no Brasil e no mundo. Esses pequenos toques gourmet deixam o prato popular com gosto de requinte, mas sem perder a liberdade de comer a vontade.

A feijoada surgiu como apenas um prato, mas hoje já é uma refeição completa, com arroz branco, couve, farofa, torresmo e laranja, que fazem parte do menu. Nos últimos anos, ela ganhou status ao lado de pratos internacionais. Com isso, foram feitas sugestões de harmonização com vinhos, porém a melhor bebida para acompanhar continua sendo a caipirinha.

O segredo de uma boa feijoada gourmet é a qualidade dos ingredientes e o cuidado com o preparo. Já deu pra perceber que ela exige muita dedicação para garantir um ótimo sabor. Uma dica é preparar um bom fundo de panela com temperos básicos refogados, como alho, cebola, alho-poró e louro. Outra dica é para deixar a feijoada mais leve. Cozinhar uma laranja inteira dentro do feijão com as carnes ajuda a tirar um pouco a gordura.

Gostou? Confira abaixo uma ideia de receita gourmet que deixa a feijoada maravilhosa:

Ingredientes:

200 g de feijão preto
100 g de lingüiça calabresa em rodelas
100 g de lingüiça portuguesa em rodelas
100 g de lingüiça paio em rodelas
150 g de costelinha de porco defumada
120 g de bacon magro em nacos
1/2 cebola picada
½ pimenta dedo de moça picadinha
2 folhas de louro
Sal temperado

Modo de preparo: Deixe os feijões de molho em 1 litro de água de um dia pro outro. Cozinhe nessa mesma água na pressão por 20 minutos. Numa panela grande, coloque água para ferver e escalde as costelinhas e o bacon por 15 minutos. Coloque os feijões numa panela grande e grossa e deixe cozinhando em fogo médio. Coloque as linguiças no feijão e também as costelinhas e o bacon escaldados. Numa frigideira, aqueça uma gota de azeite e doure a cebola e a dedo de moça , junte tudo ao feijão e coloque as folhas de louro. Acerte o sal. Espere as costelinhas ficarem macias e sirva.

Comentar