Dicas para curar a ressaca pós Carnaval

Curar a ressaca (3)

Muita gente acaba exagerando na bebida alcoólica durante o Carnaval, e, depois, sofre com a ressaca. Há muitas receitas caseiras para você se curar, ou pelo menos amenizar os sintomas, que podem ser dores de cabeça, náuseas, vômitos, sensibilidade à luz e ao barulho, letargia, disforia (mudança transitória e repentina do estado de ânimo e sede.

A ressaca é causada pela hipoglicemia, desidratação, intoxicação por acetaldeído (produto metabólico do álcool) ou deficiência de vitamina B12. Leia o texto até o final e saiba como você pode curar a ressaca pós Carnaval com dicas simples.

Beba muita água

Essa é a dica mais fácil. Beba água. O álcool é diurético, o que aumenta a quantidade de urina produzida e faz você querer ir muito mais ao banheiro. Quanto mais uma pessoa urina, mais água é eliminada do organismo, o que pode desencadear um quadro de desidratação. O ideal é intercalar a bebida alcoólica com copos de água para evitar a desidratação, e, no dia seguinte, beber bastante água para ajudar na reposição dos líquidos no corpo.

Além disso, a água também ajuda a diluir os componentes do álcool que contribuem para as costumeiras dores de estômago e do trato intestinal. O que melhora os sintomas de mal-estar abdominal que ocorrem na ressaca.

Curar a ressaca (4)

As bebidas esportivas também são aliados contra a ressaca. Elas possuem eletrólitos e sódio que seu corpo precisa repor após uma noite de bebedeira. Mesmo não sendo tão naturais quanto a água, elas também vão te manter hidratado.

Café e aspirinas

Segundo um estudo nos EUA, a combinação de café mais aspirinas é uma das principais maneiras de combater a ressaca. A aspirina é uma ótima aliada para ajudar nas dores de cabeça. Mas cuidado: a droga pode agravar uma gastrite já existente, ou causar outros efeitos colaterais mais sérios, como sangramento gástrico. Já a cafeína estreita os vasos sanguíneos e aumenta a pressão arterial. O ideal é beber até duas xícaras de café e não exagerar nos comprimidos.

Um medicamento que não combina nada com a ressaca é o Paracetamol. Ele pode ser um grande prejudicial para seu fígado, que já trabalhou bastante para metabolizar as doses de álcool ingeridas.

Curar a ressaca (1)

Durma bem

É difícil dormir bem durante o carnaval, a gente sabe. Mas descansar é importante para ajudar na recuperação do corpo e reduzir os sintomas da ressaca. Descanse bastante!

Coma alimentos saudáveis

A ressaca deixa o seu estômago irritado e, por isso, consumir alimentos muito pesados pode não ser uma boa ideia. Mas a alimentação é muito importante, então opte por refeições leves. Um bom café da manhã com sucos, frutas, hortaliças e grelhados é uma boa pedida, ainda mais se houver tido vômitos durante a noite.

Mas fique atento: nem todas as frutas irão fazer você se sentir bem. Experimente consumir bananas ou kiwis. Ambas são ótimas fontes de potássio, mineral que é perdido devido ao efeito diurético do álcool.

Curar a ressaca (2)

Prevenir é o melhor remédio

Para você não precisar se preocupar em curar a ressaca, você pode preveni-la. Além de intercalar a bebida alcoólica com água, como já explicamos, o ideal é evitar beber de estômago vazio e comer um pouquinho antes de ir dormir, o que ajuda a aliviar os desconfortos pela manhã. Mas a melhor recomendação é beber moderadamente, sem exagerar, ou até optar por drinks sem álcool.

Comentar