Cuidados com o gás de cozinha

Por 23 de dezembro de 2016 Sua Casa, Todo o Blog Nenhum Comentário

Com a rotina muitas vezes esquecemos de pontos fundamentais para a segurança dentro de casa, pontos aos quais precisamos ficar atentos. Um bom exemplo deles é o gás de cozinha, que sem os cuidado ideal oferece risco de explosão.

O botijão de gás é muito utilizado em cozinhas comerciais e residenciais e armazena dentro dele material altamente inflamável e explosivo e sobre qualquer suspeita de vazamento é preciso ficar atento.

O vazamento é o maior causador de acidentes com gás na cozinha, por isso quando houver suspeita de vazamento ela precisa ser verificada imediatamente. Uma boa forma de fazer isso é passando uma esponja com água e sabão sobre a conexão válvula de pressão de gás. Se bolhas aparecerem no local é sinal de vazamento de gás.

E lembre-se: nada de acender fósforos ou isqueiros antes de se certificar de que está tudo OK. Se mesmo depois de você ter feito uma nova instalação o vazamento persistir não ligue interruptores ou aparelhos elétricos. Retire o botijão da casa e entre em contato com a empresa responsável por sua entrega, pois ele pode apresentar algum problema mais grave.

gas-de-cozinha2

A mangueira tem a função de levar o gás até o fogão e também deve ter cuidados  especiais. Ela deve ser feita em PVC transparente, ter uma faixa amarela com todas as informações do produto e nunca ser passada por trás do fogão ou fixada com objetos que possam danificá-la, como arames. Caso ela não esteja em posição adequada o ideal é chamar profissionais credenciados para movê-la de local.

Outra dica simples mas muito preventiva é  fechar o registro de gás sempre que não estiver usando o fogão.

Jamais compre um botijão de gás com prazo de validade vencido ou que não esteja, ele deve estar especificado no corpo do botijão de gás, em seu regulador de pressão e sua mangueira. Confira se o produto é certificado pelo INMETRO e evite comprar botijões com alças soltas ou lacres enferrujados.

A cozinha é um dos locais mais sensíveis da casa em relação à eletricidade, pois existe um conjunto maior de eletrodomésticos envolvidos como fogão, microondas, geladeira, forno elétrico, liquidificador, torradeira, entre muitos outros, que ao serem acionados na presença de um vazamento de gás oferecem grande risco à sua segurança. Essas são dicas e cuidados simples, mas que podem salvar sua vida e devem estar presente na sua casa.

Comentar