O Poke pode ser confundido como uma comida típica do Japão, pelo seus ingredientes serem semelhantes aos usados em pratos japoneses, sushis e temakis. Entretanto, apesar de ter influências dos países asiáticos, o Poke vem do Havaí. Ele é servido em uma tigela, com alimentos sempre frescos e em pequenos cortes. Inclusive, a palavra “Poke” no idioma havaiano, significado “cortar em pedaços”.
Se você gosta de comida japonesa, você vai amar o Poke, pois o sabor é muito parecido com sushi. Inclusive, o Poke, parece muito com um sushi “desconstruído”ou um temaki aberto.  Uma receita leve, deliciosa e de fácil montagem e preparo.

poke

A base do prato é composta por peixe cru fresco e arroz, e podem ser temperados com molho Shoyu, Ponzu, vinagre de arroz ou Furikake. O Poke é um prato que possui diversas variações e que você pode montar de acordo com sua preferência. Separamos uma receitinha do Poke clássico para você pegar o jeito, mas você pode soltar a criatividade, substituir alguns ingredientes e se deliciar com um prato diferente para reunir os amigos.

Ingredientes

Arroz japonês – 250 g
Água – 250 ml
Pepinos japoneses – 3
Sal e açúcar a gosto
Vinagre de arroz – 50 ml
Molho shoyu – 300 ml
Óleo de gergelim torrado – 50 ml
Açúcar – 20 g
Saquê doce – 50 ml
Coentro picadinho para salpicar
Lombo de atum – 500 mg
Cebolinha picada – 60 mg
Cebola roxa em tirinhas finas – 1
Avocados – 2

Modo de preparo

Lave o arroz 3 vezes, até a água ficar transparente e deixe em repouso por 15 minutos.
Cozinhe o arroz, em fogo baixo com a água.

Corte os pepinos bem fininhos, tempere com sal e açúcar a gosto e deixe em repouso por 15 minutos. Acrescente o vinagre e reserve.

Para fazer o molho, misture o shoyu, o óleo de gergelim, açúcar e saquê. Salpique coentro a gosto e reserve.

Limpe o atum e corte em cubinhos. Reserve na geladeira. Um pouco antes de servir, misture com o molho e adicione a cebolinha e cebola.

Abra o avocado ao meio, apenas na hora de servir. E corte como preferir.

Montagem


Em um tigela, distribua um pouco do arroz. De um lado, coloque o pepino e o avocado e, do outro, o atum. Salpique um pouco de gergelim sobre o atum. Pronto!

E vale ressaltar, você pode substituir alguns ingredientes e adicionar outros. Como por exemplo, trocar o atum por salmão ou peixe branco, adicionar tomate, rúcula ou espinafre. Você também pode separar os ingredientes e dispor aos seus convidados, para que montem o próprio Poke.

Comentar