Como montar a sua cozinha gourmet

A cozinha é conhecida por muitos como o coração da casa. Antigamente, ela era um cômodo destinado aos empregados e era separada da área de convivência e do restante da família. Mas hoje a cozinha é um ponto de encontro de amigos e familiares, que interagem com quem está responsável pelo preparo das refeições. Uma cozinha gourmet é para os amantes da culinária que gostam desse momento de reunião com os amigos no momento da preparação da comida. E merece uma cozinha montada especialmente para este objetivo.

Semelhante a cozinha conhecida como americana, a cozinha gourmet se diferencia pelo uso de equipamentos especializados e a configuração de seu layout, que permite acomodar confortavelmente os convidados e que haja integração com o cozinheiro. Ela pode estar localizada na parte interna da residência ou na parte exterior, nesse caso com churrasqueira e até forno a lenha, passando a se chamar espaço gourmet.

Mais do que estar equipada para o preparo de pratos refinados e bem feitos, é muito importante que o espaço seja prático e funcional para quem está preparando a comida, mas também para quem está apenas usufruindo do ambiente. A primeira coisa a se pensar é a distribuição dos móveis para que não atrapalhem a circulação, tanto do cozinheiro quanto dos convidados. Um bom planejamento na hora de instalar os eletrodomésticos também é essencial, pois a cozinha ficará visível a todos e é primordial manter organizada, de modo a não pesar o visual.

Um ponto marcante para esse espaço é uma ilha ou península, com cadeiras ou banquetas, onde as pessoas possam confraternizar enquanto acontece a preparação das refeições. Uma bancada de trabalho integrada à uma mesa de jantar também é uma opção. Bons equipamentos também são muito importantes.

Alguns itens são obrigatórios e caracterizam a cozinha gourmet, como fogão ou cooktop (com a necessidade de um forno), coifa e mais bancadas para trabalho e com espaço para cuba com área molhada. A coifa instalada acima do fogão ou cooktop é ideal para evitar que o cheiro da comida se espalhe pela casa. Além disso, é necessário aparelhos indispensáveis em qualquer cozinha, como geladeira, microondas, freezer e máquina de lavar louça.

Você pode definir uma cor predominante para este ambiente para dar mais estilo. As cores mais utilizadas nas cozinhas gourmet são preto e amarelo, mas você pode usar a cor que preferir. Aposte em uma boa decoração e uso de revestimentos. E não esqueça de uma boa iluminação. Além de complementar com a decoração, para preparar os alimentos, é extremamente necessária uma cozinha gourmet bem iluminada.

Comentar