Como fazer um Hambúrguer Gourmet

Comidas gourmet estão em alta e não é diferente com o hambúrguer, que agora pode ser um hambúrguer gourmet. Foi deixado de lado o espírito de podrão e ares mais sofisticados chegaram para substituir. Nada de fast food, o negócio é hambúrguer artesanal caprichado, com ingredientes simples, mas sempre com um toque especial.

Há muitas versões na hora de gourmetizar o hambúrguer. Com cebola caramelizada, pão australiano, mix de carnes, bacon, cebola roxa, diferentes tipos de queijo, e etc. As combinações mais inusitadas merecem ser experimentadas em um hambúrguer cada vez mais suculento e saboroso.

Qual carne usar no hambúrguer?

Os hambúrgueres artesanais utilizam muito um blend de carnes, que nada mais é do que uma mistura de diferentes tipos de carnes, para o hambúrguer ficar mais suculento e saboroso. É preciso misturar dois a três cortes de carne, para ter um resultado único.

É recomendado que ao menos uma carne seja mais magra e de textura macia, enquanto a outra seja com mais gordura. A gordura proporciona não só o sabor do hambúrguer, mas também garante a liga entre as carnes selecionadas e a preparação perfeita durante a cocção.

Só cuidado com peças com muitos nervos, elas podem comprometer a maciez do hambúrguer. Os cortes mais utilizados para o hambúrguer são: miolo do acém, peito, patinho, coxão duro, fraldinha, maminha, contrafilé, costela e picanha.

Outra dica é, na hora de comprar a carne, optar por carnes frescas, sem terem passado pelo processo de congelamento antes da montagem do blend.

Receita de hambúrguer gourmet

Ingredientes

1 kg de patinho moído (ou outro corte)
½ kg de pernil moído sem pele
150 g de bacon sem pele triturado
sal
1 ovo
pimenta-do-reino
pão com gergelim
cebola roxa
saladas variadas
molhos à gosto

Modo de preparo: misture os ingredientes as carnes temperadas com sal e pimenta-do-reino. Molde bolas, achate cada um, formando os hambúrgueres (deixe alto para ficar suculento) e coloque-os em uma assadeira untada com pouco óleo. Frite na chapa ou asse na churrasqueira. Caramelize as cebolas. Pegue o pão com gergelim e coloque salada, ovo frito, as cebolas caramelizadas e os hambúrgueres. Incremente com os molhos de sua preferência.

Comentar