Como escolher a geladeira ideal para a sua cozinha

O que não falta no mercado são modelos diferentes de geladeira. As convencionais, com uma ou duas portas, com cycle defrost, com dispenser de água na porta, e mais uma infinidade de tipos e combinações de facilidades. Mas qual é a geladeira ideal para a sua cozinha?

Há diversos fatores que devem ser levados em conta, na hora de escolher. Alguns fatores são as dimensões da sua cozinha, se a geladeira vai combinar com o resto da decoração e qual o tamanho ideal para o seu consumo. Preparamos alguns pontos que devem ser considerados na hora de comprar a geladeira ideal.

Quantas pessoas?

Um dos pontos mais importantes é saber qual a capacidade que a sua geladeira precisa ter para atender todas as pessoas que moram na casa. Para duas pessoas, um tamanho ideal é de até 300 litros. Para três pessoas, uma geladeira de 300 até 400 litros já resolve. Já para uma família grande, com 4 pessoas ou mais, o ideal são geladeiras maiores ou as geladeiras duplex, de pelo menos 400 litros.

Para quem mora sozinho ou quase nunca faz as refeições em casa, além da opção de refrigeradores compactos, há a alternativa do frigobar (com capacidade de cerca de 80 litros). Nestes casos, prefira os que incorporam congelador e são capazes de fazer gelo.

Outros detalhes que precisam ser levados em consideração são os itens internos da sua geladeira. A quantidade de gavetas, se há prateleiras dobráveis para você ganhar mais espaço, bandejas deslizantes ou então um dispenser de água na porta fazem toda a diferença no espaço interno.

Tamanho da cozinha

O tamanho da cozinha e o espaço que você tem para a geladeira também são fatores muito importantes. Se a sua cozinha é pequena, será preciso ter uma geladeira menor. Uma dica é escolher primeiro o melhor local para a geladeira e depois moldar o restante da cozinha em função dela, já que ela é um dos maiores itens daquele ambiente.

Na hora de tirar as medidas, lembre-se que o equipamento deve ser mantido a uma distância mínima das paredes para a circulação de ar. A recomendação é deixar uma brecha com 10 cm nas laterais e no fundo e um espaço de 15 cm no topo.

Economia de energia

Seja qual for a geladeira escolhida, é sempre possível encontrar versões com classificação “A” no selo Procel. Esta certificação garante que o aparelho é mais eficiente energeticamente do que os equivalentes com avaliações inferiores. Uma ajuda muito legal para o meio ambiente e para o seu bolso.

Preparado para comprar a geladeira ideal para a sua cozinha?

Comentar