Como escolher a coifa certa para a sua cozinha

Cheiro de comida é bom, mas fumaça, cheiro de fritura e outros odores não precisam ser a realidade da sua cozinha. Com a função de manter o ar da sua cozinha sempre limpinho e renovado, as coifas são itens muito importantes para quem cozinha com frequência. Mas como escolher a coifa certa para a cozinha?

Existem diversas opções disponíveis no mercado atualmente. Entretanto, antes de instalar uma coifa é necessário levar em consideração não apenas seu design, mas, aspectos técnicos que farão toda a diferença no desempenho da coifa.

Tamanho da coifa

Antes de comprar a coifa certa para a sua cozinha, você precisa definir qual fogão irá ter. Isso porque, o tamanho da coifa está diretamente relacionado ao tamanho do fogão. Fogões de 4 bocas, podem utilizar as coifas com largura de 60 cm. Já fogões com 5 ou 6 bocas, precisam de coifas de 90 cm. Apesar do leque de opções, o fogão decidido facilita na hora de escolher a coifa certa.

Tipo de coifa

As coifas podem ser instaladas na parede ou na ilha da cozinha. As coifas de ilha podem ser instaladas isoladas, no meio do espaço da cozinha, sobre fogões ou cooktops montados em ilhas (estilo cozinha americana). Esse tipo é comum em cozinhas amplas, facilitando o acesso da mesa ao fogão e valorizando o ambiente.

A fixação da coifa de ilha é feita no teto da cozinha, onde é necessário existir uma estrutura compatível ou ser conectado a uma saída também no teto. Deve-se ser feita a instalação diretamente no teto e nunca no forro de gesso ou madeira por conta do peso da coifa.

As coifas de parede são mais comuns e são instaladas sobre fogões que estão instalados na parede da cozinha. Deve-se ser instalada a pelo menos 50mm de distância de paredes laterais ou armários. A exaustão poderá ser feita através de dutos com saída na parede, no teto ou em caso de maiores distâncias, os mesmos podem ser instalados sobre rebaixos de gesso ou outros materiais.

Frequência de uso

A frequência de uso e os alimentos que são preparados na cozinha influenciam e muito na hora de escolher a coifa certa. Se a cozinha serve apenas para refeições rápidas, o poder de sucção da coifa pode ser menor. Mas se são preparados alimentos com óleo e frituras constantemente, ou se você utiliza aparelhos como grill ou churrasqueira portátil, é importante que a coifa seja potente e com alto poder de sucção.

Gostou das nossas dicas? Veja também qual a importância da coifa e escolha o modelo que melhor se encaixa para a necessidade da sua cozinha.

Comentar