Como e porque ter uma cozinha moderna?

A cozinha se tornou uma nova sala de estar, sinônimo de bem-estar e diversão. Ela serve tanto para receber as pessoas quanto para preparar as refeições. A cozinha antes comportava apenas os itens básicos para uso, mas hoje há uma variedade de recursos que podem ser usados. Uma cozinha moderna é um ambiente que possui os últimos recursos disponíveis em móveis e acessórios e que seguem os padrões mais atuais. Além de ser uma cozinha bonita, ela também tem algumas vantagens funcionais.

É muito fácil reconhecer uma cozinha moderna em fotos ou em lojas de móveis planejados. Ela tem características visuais marcantes, como linhas horizontais e pouco informação visual. Mas a vantagem mais importante é a sua funcionalidade. Uma cozinha moderna merece alguns itens indispensáveis em sua decoração. Alguns objetos únicos e extraordinários acrescentam muito charme a um ambiente.

Cooktop x fogão

O cooktoop possui bocas de fogão, mas é instalado sobre uma bancada, sem o forno. Em uma cozinha moderna, eles são bem comuns. Suas vantagens são a aparência mais leve e a separação do forno, que pode ser colocado em um lugar mais alto, normalmente em uma torre de eletrodomésticos. Essa é uma facilidade, pois o forno não fica mais embaixo do fogão, forçando a pessoa a se abaixar para checar a comida.

Ilhas e penínsulas

Ilhas e penínsulas deixam a cozinha muito mais agradável. Elas permitem que as pessoas usem bancadas e que não fiquem voltadas para a parede. Elas também auxiliam na integração de ambientes, fazendo com que ambos pareçam maiores. E o mais importante: as ilhas proporcionam o contato entre quem está cozinhando e os amigos durante uma visita, por exemplo. Isso tem a ver com a crescente valorização da cozinha, que passou de um lugar renegado e com finalidade apenas funcional da casa para uma área nobre, parte da área social.

Iluminação

Nunca se esqueça da boa iluminação. De preferência, uma iluminação natural. Além de criar um ambiente clean, é funcional. Em cima da ilha, por exemplo, uma iluminação pendente fica linda e é super útil para cozinhar e também fazer refeições rápidas.

Armários

Para receber muitos amigos, é preciso ter muitos utensílios, pratos copos e taças. É essencial que tudo isso fique bem organizado para que não perca o clima contemporâneo da cozinha. Armários retangulares acima de bancadas são os ideias. Ter pequenas prateleiras para temperos e outros itens também é importante e pode ser bem útil.

Puxadores lineares

Os puxadores lineares são aqueles que pegam toda a extensão da porta, na largura ou na altura, e são colocados em cima da porta ao invés de sobre elas. São puxadores comuns hoje em dia e evitam um visual poluído de vários puxadores espalhados. Eles também são mais resistentes do que os puxadores convencionais. Outra vantagem é poder utilizar os puxadores em vários pontos, facilitando na hora de abrir as portas.

Amortecedores de gavetas e portas

Outro recurso interessante para gavetas e portas das cozinhas modernas é o amortecimento. Esse equipamento faz com que essas gavetas e portas não batam com força no armário, mesmo quando fechadas de qualquer jeito. Ou seja, ele freia a porta ou gaveta na hora em que elas estão quase fechando totalmente e fazem com que terminem de fechar lentamente. Isso conserva os armários, garante que as portas fecham sempre completamente e facilita o uso.

Eletrodomésticos embutidos

Cooktops e torres de eletrodomésticos com fornos embutidos são comuns nas cozinhas modernas. Os eletrodomésticos embutidos evitam os cantos perdidos, que acumulam poeira e são mais difíceis de limpar, facilitando a manutenção do dia a dia.

Comentar