Brigadeiro: o doce queridinho na versão gourmet

O brigadeiro é o doce que não pode faltar em nenhuma festa e o mais esperados por todos que amam guloseimas. O brigadeiro é um doce brasileiro e a maioria das pessoas que gostam sabem a receita do brigadeiro tradicional, que é, basicamente, leite condensado, manteiga e achocolatado. É esse que encontramos, geralmente, nos mercados. Mas também há a versão gourmet do doce, que apresenta o brigadeiro com nova roupagem, com novos sabores e um visual de deixar qualquer pessoa apaixonada e com mais vontade ainda de comer.

A receita de brigadeiro gourmet é um pouco diferente. O brigadeiro normal utiliza ingredientes de qualquer qualidade, já o brigadeiro gourmet é feito com ingredientes de ponta, com chocolate puro e de excelente qualidade. É por isso que o sabor fica diferente, mais suave e com um aroma de cacau inconfundível. Outra diferença é que o brigadeiro gourmet combina novos ingredientes e são comportados em embalagens diferente e que despertam sentimentos.

Esse novo modo de fazer brigadeiro deu ao doce um status que permite que ele esteja presente tanto em festas infantis, assim como o tradicional, quanto em festas mais sofisticadas e em docerias finas. As possibilidades de sabores são infinitas: café, coco, baunilha, nutella, limão, leite ninho… O legal é criar novos sabores e não ter medo de ousar. Na verdade, o único limite para essa receita é a sua imaginação.

Abaixo vamos dar algumas dicas de receitas para personalizar o seu brigadeiro:

Brigadeiro Gourmet de Coco

Ingredientes:

1 lata de leite condensado
1 colher de manteiga sem sal
160g de chocolate branco
70g de coco ralado seco

Modo de preparo: Junte em uma panela o leite condensado, manteiga, chocolate branco e coco ralado. Coloque no fogo baixo, com cuidado para não queimar, e mexa os ingredientes sem pausas. Quando começar a desgrudar do fundo da panela enquanto você mexe, ele está pronto. De um modo geral, o processo não demora muito mais que 10 minutos. Após sair do fogo, deixe a mistura esfriar um pouco e enrole o doce em pequenas bolinhas. Passe as mesmas no confeito de sua preferência.

Brigadeiro Gourmet de Nuttela

Ingredientes:

1 lata de leite condensado
1 colher de manteiga sem sal
25 gramas de chocolate amargo 70%
80 gramas de chocolate ao leite 30%
120 gramas de Nutella
Confeito à gosto

Modo de preparo: Em uma panela, junte todos os ingredientes, exceto o confeito. Mexa os ingredientes até que a mistura desgrude do fundo da panela. Deixe a mistura esfriar antes de começar a preparar o brigadeiro de Nutella, enrolando a massa em bolinhas pequenas e passando em confeito de sua preferência.

Brigadeiro Gourmet de Torta de Limão

Ingredientes:

1 colher de sopa de manteiga sem sal
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de raspas de limão
¼ xícara de chocolate branco
Raspas de limão e açúcar cristal

Modo de preparo: Em uma panela derreta a manteiga em fogo baixo, adicione o leite condensado, o chocolate branco e as raspas de limão. Misture até ficar homogêneo, deixe no fogo até desgrudar do fundo da panela. Coloque em um prato untado e deixe esfriar por uma hora, enrole e passe no açúcar com as raspas de limão.

Você também pode inovar na hora de servir o seu brigadeiro. Aqui no blog você encontra algumas ideias bem criativas para se lambuzar em uma panela de brigadeiro, seja ele tradicional ou gourmet. Acesse aqui!

Comentar