As vantagens de ter uma coifa na cozinha

Já sabemos que preparar uma refeição, atualmente, deixou de ser uma tarefa e se tornou um entretenimento. Para tornar esse momento ainda melhor, muitos lares dividem a sala de estar ou jantar com a cozinha, sendo no estilo gourmet ou americana. Mas isso também pode ser um problema. Cozinhar alimentos gordurosos resultam em sujeira, cheiro ruim e fumaça. Para isso, a coifa pode ser a sua única solução.

Atualmente, há muitos modelos que coifas, mas todos têm a mesma funcionalidade. Elas têm a capacidade de transportar o ar para fora do ambiente, realizado com a ajuda de um motor. Dessa forma, depois de absorvido, o ar é filtrado e expelido da cozinha por meio de dutos. A saída desses dutos pode ser pelo forro, pelo teto, pelas laterais ou pelas paredes.

Ou seja, a coifa suga a fumaça dos fogões e é responsável pelo tratamento dos gases e vapores resultantes do cozimento e frituras. Ela se tornou um item fundamental nas cozinhas, pois evita que o cheiro da comida se espalhe para outros cômodos – principalmente em cozinhas integradas. Ao renovar o ar do ambiente eliminando odores e fumaça, a coifa também colabora com a conservação de móveis e eletrodomésticos, prevenindo a acumulação de gordura nas superfícies.

Ela é composta internamente por um sistema de filtros de alumínio que tem como objetivo condensar a gordura que evapora com o ar. Além disso, existem as calhas que recolhem essa gordura condensada. Esteticamente, elas podem fazer parte da decoração do ambiente. A utilidade da coifa se une ao atrativo da parte visual da cozinha.

A grande vantagem da coifa, em relação aos produtos com a mesma função, é a eficiência. A coifa consegue retirar uma porcentagem maior de gordura e odores, isso porque elas jogam para fora do ambiente. Outra vantagem é a baixa manutenção. Isso não significa que a coifa não deve ser limpa. Ela também precisa de cuidados para uma boa durabilidade e para evitar entupimentos e mau desempenho. Sua limpeza é essencial para que o cheiro de gordura e sujeiras acumuladas não grudem em outras comidas e ambientes. É importante também que os filtros estejam sempre em boas condições e trocados periodicamente conforme instruções do fabricante.

É importante prestar atenção na hora de realizar a instalação da coifa, já que é necessário a saída externa para ela funcionar. Recomendamos que você procure profissionais autorizados pelas marcas dos produtos para realizar a instalação da maneira correta.

Comentar