Ar-condicionado na cozinha: vale a pena?

Instalar um ar-condicionado na cozinha parece estranho, incomum e até mesmo desnecessário. Mas na prática, a história é outra. O uso do aparelho na cozinha é muito importante. Além de refrescar o ambiente, geralmente bem quente, o ar-condicionado evita a impregnação de odores e a rápida deterioração dos alimentos. Sendo assim, ele pode ser muito útil na sua cozinha.

Quando se fala em climatização para a cozinha, há alguns fatores negativos que precisam ser vistos, como o alto custo de energia que o aparelho pode consumir para resfriar um ambiente tão quente. Outro ponto é o aumento do uso do gás para cozinhar os alimentos em um local mais frio. Esses dois fatores podem influenciar na eficiência da climatização, mas podemos revertê-los com algumas medidas simples.

Porque ter um ar-condicionado na cozinha?

É importante lembrar que a cozinha precisa de uma ventilação apropriada, principalmente por ser um cômodo que comporta temperaturas mais altas devido à utilização do fogão e do forno. É a ventilação adequada que ajuda no processo de troca de ar, fazendo com que os odores não fiquem impregnados no ambiente.

Com o ar-condicionado na cozinha é a diminuição dos riscos de contaminação, uma vez que o aparelho faz a troca constante do ar. Até existem modelos com filtros de alta tecnologia que são capazes de eliminar vírus e bactérias do ar.

Como usar o ar-condicionado na cozinha?

Como você viu, há pontos bons e ruins em ter um ar-condicionado na cozinha. Aproveite para seguir algumas dicas para você aproveitar ao máximo a utilização do aparelho.

Tamanho da cozinha

Antes de instalar o ar condicionado, é importante que você procure um profissional especializado para identificar qual é o melhor modelo ou a potência ideal para o tamanho da sua cozinha. Assim, você evita desperdiçar dinheiro com um produto que não atenda suas necessidades.

Ligue o ar antes de cozinhar

Para garantir a refrigeração adequada na cozinha, o ideal é ligar o aparelho ante de começar a cozinhar. Cerca de 30 a 40 minutos antes e com uma temperatura baixa, entre 18ºC e 21ºC. Quando você for cozinhar, desligue o aparelho. Dessa forma, o ambiente vai ficar confortável e o gasto de energia mais controlado.

Se a cozinha ficar muito quente, deixe o aparelho ligado, mas opte por deixar a temperatura mais confortável, com média de 25ºC. Dessa forma, a temperatura do ambiente não vai ficar “brigando” com o calor do fogão.

Aumente a temperatura na hora da refeição

Após terminar de cozinhar, na hora da refeição, com amigos e família, o ideal é aumentar e manter a temperatura por volta de 24º. Assim, os alimentos não esfriarão rápido e o ambiente ficará agradável.

O ar-condicionado é uma ótima opção para a sua cozinha. Se a sua casa possui uma cozinha estilo americana, a utilização do aparelho pode ser ainda melhor, pois vai deixar os dois ambientes muito mais agradáveis.

Já se convenceu de que ter um ar-condicionado na cozinha é uma boa ideia? Restou alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo e divida conosco a sua experiência!

Comentar