Sexta Feira Santa: Aprenda receitas deliciosas

A Sexta Feira Santa, também conhecida como Sexta Feira da Paixão, é uma data cristã, comemorada dois dias antes do Domingo de Páscoa. A tradição é deixar a carne vermelha de lado, se reunir com a família e saborear essas deliciosas receitas gourmet de peixes e frutos do mar que separamos para você deixar amigos e família babando.

O bacalhau é um dos mais queridos pelas famílias brasileiras neste feriado, aprenda a fazer um bacalhau assado de arrancar suspiros.

Ingredientes:

  • 2 lombos de bacalhau sem sal
  • 4 batatas em rodelas descascadas
  • 2 cebolas fatiadas em rodelas
  • Louro à gosto
  • 2 folhas de alecrim
  • 125 ml de azeite
  • 4 dentes de alho fatiados em rodelas
  • sal à gosto

Modo de preparo:

Em uma panela com água a ferver, coloque sal e depois cozinhe as batatas por 20 minutos. Em uma assadeira, espalhe cebola, alho, folhas de alecrim e louro e em cima coloque os dois lombos de bacalhau. Tempere com azeite, e ao redor coloque as batatas e tempere com pedras de sal.

Coloque no forno pré aquecido a 180° e deixe assar por 35 minutos. Após 20 mins vire os lombos e tempere com o molho da assadeira. Sirva com ervas à gosto, azeite e azeitonas!

Outro queridinho das famílias brasileiras, o peixe empanado com salada. Aprenda a fazer essa receita fácil e super deliciosa:

Ingredientes:

-5 filés de pescada

– Suco de 2 limões

– 1 envelope de tempero em pó para peixe

– Sal e pimenta-do-reino à gosto

-1 xícara (chá) de farinha de trigo

– 3 ovos batidos

– 1 xícara (chá) de farinha de rosca

-½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado

-Óleo para fritar

 

Salada

-1 xícara (chá) de tomate cereja cortado ao meio

-¾ xícara (chá) de palmito escorrido em rodelas

-1 xícara (chá) brócolis cozido e picado

– 3 mandioquinha cozidas em cubos

-½ xícara (chá) de azeite

-4 colheres (sopa) de vinagre

– Sal, pimenta-do-reino, orégano à gosto

-10 ovos de codorna cortados ao meio

Tempere os filés com o suco, o tempero, sal e pimenta. Passe pela farinha, pelos ovos e empane na farinha de rosca. Frite em óleo quente, aos poucos, até dourar. Escorra sobre papel-toalha e reserve. Em uma tigela, misture o tomate, o palmito, o brócolis, a mandioquinha e tempere com o azeite, o vinagre, sal, pimenta e orégano. Junte os ovos e mexa delicadamente. Sirva em seguida acompanhando o peixe.

Um risoto é sempre uma boa pedida para ornar com um vinho branco, que tal adicionar camarão nesse risoto?! Aprenda a fazer essa receita:

Ingredientes

-400 g de camarão cinza limpo

-3 xícaras (chá) de arroz branco

-1 cubo de caldo de camarão

-1/2 xícara (chá) de pimentão verde cortado em cubos pequenos

-1 tomate sem semente cortado em cubos pequenos

-cheiro-verde picado

-2 colheres de extrato de tomate

-2 dentes de alho

-1 colher (sopa) de azeite

-sal

-1/2 limão

Modo de preparo

Tempere o camarão com limão e sal, reserve por 10 minutos, faça o arroz, frite bem e em seguida coloque água em uma panela, o suficiente para cobrir o arroz, coloque pouco sal e cozinhe em fogo baixo até que seque. Retire do fogo e em uma frigideira grande, que caiba todo o camarão, doure o alho e coloque todo camarão sem suco de limão.

Junte o tomate, pimentão, o cheiro-verde, o extrato de tomate e o cubo de caldo de camarão. Adicione um pouco de água, para que tenha molho suficiente para encobrir o camarão na frigideira. Cozinhe em fogo baixo por 5 minutos. Enquanto isso, retire o arroz e coloque -o em um recipiente de cerâmica ou vidro, solte-o bastante com o garfo.

Junte o molho de camarão e misture, usando em uma das mãos um garfo, e em outra mão, uma colher. Sirva com camarões grelhados e coentro, bem quente!

Agora é com você!

Espaço Gourmet te ajuda com os utensílios para fazer essas deliciosas refeições na Sexta Feira Santa, você encontra um mix de eletro premium, com fornos, cooktops e muito mais para deixar seu momento gourmet mais funcional e belo.

Comentar